A receita do filé de tilápia com purê de banana da terra

A receita do filé de tilápia com purê de banana da terra

out 10
A receita do filé de tilápia com purê de banana da terra

Eu sei que estava devendo esta receita desde a semana passada. Me perdoem!!! É que não sabia ao certo como passaria as medidas, pois não as tenho de forma exata. Mas vamos lá… vou detalha-la direitinho, e qualquer dúvida é só enviar um e-mail para morgana@raspandotacho.com .

Esta receita é uma reprodução adaptada de um prato que, na minha opinião, é um dos melhores sabores de Búzios. Sim, um dos, pois lá se come muuuuiiiito bem. Os créditos desta delícia são do Bar do Zé, que é um restaurante muito charmoso e que vale a visita.

A receita original é feita com filé de robalo, porém o que eu tinha no congelador era filé de tilápia, então, foi ele mesmo. E confesso que foi uma grata surpresa. Ficou delicioso!!! Outra adaptação foi na base. Lá eles usam a banana cortada ao meio, aqui fiz dela um purê. O molho a base de shoyu, com passas brancas e castanha picada, ficou muito próximo do original.

O bacana é que no final das contas a mistura de texturas e sabores, doce e salgado, me transportou para a Orla Bardot, resgatando não só a memória das minhas papilas gustativas, mas também desta viagem maravilhosa feita na companhia de pessoas incríveis #nostalgiafeelings

Receita para duas pessoas:

2 filés de tilápia ou robalo

Sal e pimenta do reino

1 cebola média picada

2 dentes de alho

Azeite de oliva

Manteiga

2 ou 3 bananas da terra

1 colher de sobremesa de manteiga

2 colheres de sopa de creme de leite

1 xícara de molho shoyu

1 xícara de água

1 colher de sobremesa de amido de milho

Comece passando limão no peixe, depois enxague e seque com pano limpo. Depois tempere com sal e pimenta do reino moída na hora (se você tiver algum tempero para peixe que goste de usar, arrisque). Reserve o peixe temperado.

Inicie o preparo do purê. Corte as bananas ao meio e retire as sementinhas. Passe no liquidificador com um tiquinho de água (o suficiente para bater). Passe para uma panela acrescente a manteiga e mexa até ficar consistente. Por fim, acrescente o creme de leite e mexa por alguns minutos, e retire do fogo.

Em uma frigideira grande coloque o azeite e a manteiga, um pouco de cada, o quanto baste para refogar o alho amassado e a cebola picada. Quando a cebola começar a ficar translúcida coloque o peixe para assar. Depois que o filé estiver dourado retire-o da frigideira e reserve. Na mesma frigideira acrescente o shoyu, a amido de milho diluído na água, as passas e a castanha picada. Não precisa acrescentar sal. Quando o molho estiver encorpado apague o fogo.

Depois de tudo pronto arrume o prato de acordo com a sua criatividade. Minha sugestão para acompanhar é o arroz branco.

 Bom apetite!!

VN:R_U [1.9.20_1166]
Rating: 0 (from 0 votes)

7 comments

  1. Antônio Cerqueira

    Vamos experimentar aqui em casa esta receita…achei que deve ser deliciosa…bjs.

  2. Luciana Porto

    Paula Dantas quem o diga pois foi a escolha dela no Bar do Zé…rsrs..mas preferi a sua maneira. Qual será a próxima receita que você fará para nos lembrar de Búzios??? Que tal uma das receitas do restaurante Tailandês??? Hummmm, já estou com água na boca.

  3. Paula Dantas

    Saudades do Bar do Zé e seu Filé de Robalo com Banana da Terra!!! hahahaha
    Se um dia me arriscar assim na cozinha, corro pra cá! ;)
    Beijosssssss

  4. Antônio Cerqueira

    Mooooo, Tonho esta fazendo sua receita… Vou experimentar e darei a nota… Bjjjjsss

    • Morgana

      Sério?!?!? rsrs Vocês vão amar. Depois poste o resultado. Bjo nos 3.

      • Antônio Cerqueira

        Mo, deliciosa sua receita….ficou show. Somente substitui as castanhas por nozes, que erro que tinha em casa…bjs.

Comente aqui!