Conchiglione de bacalhau

Conchiglione de bacalhau

abr 10
Conchiglione de bacalhau

O conchiglione é uma massa super versátil e ótima para fazer diversas combinações com  bacalhau, mariscos e outros frutos do mar, como é o caso do prato italiano clássico conchiglione pescatore, feito com vieiras, mexilhões, cogumelos e camarões cozidos no vinho e aromatizado com pimenta-do-reino, salsa, alho, cebola e azeite de oliva. Além destas opções você pode arriscar outros recheios como ricota, carnes e queijos, finalizando as conchas com molho branco ou de tomate e levadas ao forno para gratinar.

Inicie o preparo cozinhando a massa. Coloque 250 gr de conchigliones (aproximadamente) em uma panela com água fervente, um pouco de sal e óleo. Enquanto o macarrão está em cocção prepare o recheio, sempre atento ao ponto da massa que deve ficar al dente.

Para o recheio coloque numa frigideira 1 colher (sopa) de azeite e refogue ½ cebola picadinha e 1 colher (chá) de alho amassado. Acrescente ao refogado pimentão vermelho e amarelo picadinhos. Adicione 250 g de bacalhau dessalgado, cozido e desfiado. Junte a mistura duas batatas pequenas cozidas e espremidas. Ajuste o sal e a pimenta do reino. Deixe cozinhar por uns 3 minutos, depois retire do fogo e reserve.

Para a cobertura prepare o molho bechamel. Derreta 1 colher de sopa cheia de manteiga e aos poucos misture duas colheres de sopa de farinha de trigo, deixando formar um creminho levemente dourado. A seguir coloque o leite também aos poucos e mexa rapidamente para não empelotar. Acrescente umas folhinhas de louro, um pouco de noz moscada ralada e ajuste o sal. Continue mexendo até engrossar. Observe que todo o processo deve ser feito em fogo baixo. Seguindo a receita dificilmente o seu molho vai empelotar, mas se acontecer leve o molho empelotado ao liquidificador e retorne-o ao fogo.

Depois de tudo pronto rechei os conchigliones com o bacalhau, arrume-os em uma forma e depois cubra, um a um, com o molho béchamel. Finalize com queijo parmesão ralado e leve ao forno para gratinar.

Bom apetite!!

VN:R_U [1.9.20_1166]
Rating: 0 (from 0 votes)

Comente aqui!